Novos mares rumo à economia azul
Repsol Sinopec navega pela inovação tecnológica e apoio a projetos socioambientais em prol conservação do oceano
Os desafios ambientais exigem um esforço coletivo cada vez maior para repensar novas formas de preservar o oceano e manter o equilíbrio sustentável da vida na Terra. Por isso, o debate em torno da economia azul é uma forma de unir esforços para a busca das melhores soluções. Isto é, que garantam a promoção de atividades essenciais ao bem-estar da humanidade e, ao mesmo tempo, impulsionem diferentes frentes de proteção à nossa imensa diversidade marinha. É o que traz a nova edição do SP Ocean Week.
Em apoio à Década do Oceano, proclamada pelas Nações Unidas (ONU), a Repsol Sinopec Brasil (RSB) assume este desafio como um compromisso. Ao longo dos últimos anos, a empresa reforçou sua atuação em inovação e tecnologia e responsabilidade socioambiental, avançando com projetos voltados à descarbonização, uso de energias renováveis e práticas mais modernas de governança. Tudo isto com base na Agenda Global 2030 da ONU e no Acordo de Paris, em linha com as diretrizes e objetivos do grupo Repsol.
“Este desafio também traz consigo a grande oportunidade de tornar a nossa indústria protagonista no processo da transição energética, investindo e atuando em novas frentes de responsabilidade social e ambiental e no desenvolvimento de tecnologias que garantam uma produção cada vez mais responsável, segura e acessível para todos”, reforça Renata Avilla, Gerente de Comunicação e Relações Externas da Repsol Sinopec.
Outra iniciativa de destaque é o Projeto ARIEL, vencedor do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2020, que utiliza uma embarcação e um drone autônomos para inspeções visuais e monitoramento ambiental.
O projeto coleta dados para criar modelos de dispersão de óleo, aumentando a eficácia das respostas a derramamentos.
Complementando esses esforços, o Projeto USIS, finalista do mesmo prêmio em 2023, visa integrar um veículo submarino operado remotamente (ROV) à embarcação do Projeto Ariel, permitindo monitoramento avançado de estruturas submarinas. Os projetos Wind2Energy, ARIEL e USIS são desenvolvidos em parceria com a empresa TideWise.
Inovação tecnológica para proteção dos mares
Tecnologia e inovação estão no centro da estratégia de atuação Repsol Sinopec, que tem parcerias com os melhores centros de pesquisa do país para somar conhecimento e desenvolver soluções voltadas para segurança e eficiência das operações, descarbonização e transição energética.
Este ano, a empresa se uniu ao primeiro programa de empreendedorismo da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), realizado em parceria com a Fundação de Apoio da Universidade de Minas Gerais (Fundep). O objetivo é desenvolver startups em cadeias produtivas consideradas prioritárias para o setor, estimular o empreendedorismo e promover a cooperação entre instituições credenciadas e startups.
Em sua área de Pesquisa e Desenvolvimento, a RSB ampliou o investimento em tecnologias com foco no segmento de energias renováveis, como o novo Projeto Wind2Energy, voltado para energia eólica offshore. Através dele, os pesquisadores trabalham no desenvolvimento de um sistema de observação e monitoramento em embarcações autônomas, que utilizam sensores especiais, conhecidos como LiDAR.
Este sistema contribui para aprimorar a modelagem computacional e a aquisição de dados, permitindo identificar o potencial eólico offshore de uma determinada região. Além disso, amplia a segurança das operações, por dispensar a presença humana, e reduz o impacto ambiental da atividade.
Onda de inclusão com projetos socioambientais
A responsabilidade socioambiental é outra ferramenta importante, sobretudo para promover a inclusão social e a valorização do meio ambiente, através de projetos que integram atividades ambientais, sociais, culturais e esportivas. Um exemplo inspirador é o Projeto Dream Challenger, que forma uma onda de inclusão através do acesso à prática esportiva do surfe para pessoas com deficiência (PCD), proporcionando essa experiência única de vivência no mar.
Projeto Dream Challenge promove onda de inclusão no Rio de Janeiro
Outro exemplo é o Projeto Grael, que conta com apoio da Repsol Sinopec nas atividades realizadas em Mangaratiba, no estado do Rio de Janeiro. Criado pelos campeões olímpicos Torben Grael e Lars Grael, o projeto transforma vidas, utilizando o esporte marítimo para a socialização e formação profissional de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Ambos os projetos são patrocinados através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
Preservação da história e cultura marítima
A preservação do patrimônio natural e cultural brasileiro funciona como um resgate à história do nosso país, tendo os mares como parte de um dos capítulos mais importantes. Por isto, a Repsol Sinopec investe na preservação da história marítima brasileira, com apoio ao projeto de construção do novo Museu Marítimo (MuMa), que exalta a consciência sobre a Amazônia Azul e a contribuição das águas para a ciência, pesquisa, tecnologia e transporte. O projeto é patrocinado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, promovendo compreensão mais ampla sobre a importância do oceano em nossas vidas.
Foto: Projeto Jacobsen Arquitetura
A trajetória de Criadores do Amanhã
Em seu Plano de Sustentabilidade 2024, documento acessível ao público, a Repsol Sinopec detalha suas ações de curto, médio e longo prazo, enfatizando a descarbonização, o uso de energias renováveis e o avanço em práticas de governança. O documento é anual e guiado pelas seis diretrizes de sustentabilidade do grupo Repsol: Mudanças Climáticas, Meio Ambiente, Inovação e Tecnologia, Operação Segura, Ética e Pessoas.
Presente no Brasil desde 1997, a Repsol Sinopec construiu uma trajetória de marcos importantes para o desenvolvimento sustentável do mercado de energia no país. Formada por uma joint venture entre a espanhola Repsol (60%) e a chinesa Sinopec (40%), a empresa tornou-se uma das maiores investidoras do setor no país na última década.
Além de estar presente em ativos de classe mundial, sobretudo no pré-sal, a empresa desenvolve o Projeto Raia, em parceria com a operadora Equinor e a Petrobras, ativo que será um dos maiores fornecedores de gás natural do país, insumo considerado fundamental para transição energética. Saiba mais no site da Repsol Sinopec Brasil.